Negros


Conversando entre amigos, falei do quanto acho estranho ver tão poucos negros em uma cidade que teve, proporcionalmente, a maior população escrava do país; infinitamente mais do que Salvador, São Luiz ou Rio de Janeiro – cidades negras.

Sim, estou falando de Campos dos Goytacazes. Se é que lhe interessa.

Um espírito-de-porco fez a torpe provocação:

– Você é um elitista. Só freqüenta o grand-monde e seus endereços protegidos. Por isso não vê negros.

Bem, pouco freqüento o grand-monde (o que quer que isso signifique). A bem da verdade, tenho uma atração irresitível por formas extremas de sobrevivência. De qualquer modo, a provocação do espírito-de-porco parece evidenciar o que a minha perplexidade apenas insinua.

Se é que você me entende.

O que me faz lembrar parte de um capítulo das memórias de Nelson Rodrigues (1967). Vejam:

A “democracia racial” que nós fingimos é a mais cínica, a mais cruel das mistificações. Quando andou por aqui, Jean-Paul Sartre fez cinco, seis ou dez conferências. E sempre que o gênio falava, era um sucesso tremendo. Gente em pé, sentada, pendurada, trepada etc. etc. Na última palestra, o filósofo perdeu a paciência. Vira-se para dois ou três brasileiros, que o lambiam com a vista, e perguntou: – “E os negros? Onde estão os negros?”.

Perfeitamente justa a irritação do francês. Até então, nas suas conferências, só vira uma platéia loura, alvíssima, de olho azul, caras sardentas. Repetiu: – “E os negros?”. Um brasileiro cochichou, no ouvido de outro, a graça vil: – “Os negros estão por aí, assaltando algum chauffeur“. Mas ninguém teve o que explicar ao visitante. E Sartre voltou para a Europa sem saber onde é que se metem os negros do Brasil.

9 Respostas to “Negros”

  1. Fera Ferida Says:

    Também fico a perguntar o porquê de cotas para negros. Tenho amigos negros que nada ficam a dever a meus amigos brancos, em inteligência, simpatia, cultura, beleza, etc… Penso que esse negócio de cotas para negros, isto sim!, é discriminação!!!
    Daí, os negros se sentirem inferiorizados (penso eu).
    Eles se sentem acuados, não podem errar nunca (como os brancos têm esse direito). Aonde estão os NEGROS?! Estão por aí…lendo, escrevendo, interpretando, errando, acertando…
    Hipocrisia é dizer que em nosso país não há discriminação: existe sim…e começa pelas cotas!!!! Quem disse a esses senhores que os negros precisam de ajuda extra? Por que cotas? Por quê?

  2. LUIS INÁCIO LELÉ DA SELVA Says:

    My black friend:Vá ao Farol num dia de domingo, ao Mercado Municipal,passe pela fétida old rodoviária…verá que os negros teus não fogem à luta.Ou procuras somente negro-negro?Os “pardos”,”mulatos” e semelhantes estão aí.Todos juntos e misturados.Até NIlo Peçanha era mulato,filho de loura com negro.Veja com outros olhos,my dear black!We are the negro!

  3. Vitor Menezes Says:

    Seu Ururau, diz aí um tema para a enquete da Rede Blog. Seu blog está entre os que indicam agora. Abração!

  4. Fera Ferida Says:

    Prezado Jacaré,

    E as novas postagens? Quando virão?
    Divirto-me com as suas observações…além de aprender, claro!

  5. Rosângela discípula aprendendo Says:

    Taí! Gostei de seu BLog. Um jacaré simpático aqui.
    Quanto ao negro? Onde estão?
    As igrejas estão lotadas deles. São lindos, cheirosos, cantam para caramba! Uma ginga linda e Jesus “ama eles” muitoooooooooooooooo…
    iiiiiiiiiiiiii será que falei demais?

  6. Rosângela discípula aprendendo Says:

    Como é que isto? De rastrear de meu próprio site?? sou patetíssima!!!!!

  7. Rosângela discípula aprendendo Says:

    ahhhhhhhhhhhhhhhhhh que lagal!!!!!!!!!!!!!!! amei o caranguejinho antenado!!!!Sou eu???????????? chic !!!! dorei!!!!!

  8. jules rimet Says:

    Eu sou neguinha? Sou? Sou?

    • Ururau Irado Says:

      Acho que não, Jules. Com alguma licença poética eu te chamaria, talvez, de mulata inzoneira.

      Sujeito, preciso te devolver aqueles dois J.C. de Carvalho. Pode ser ou tá difícil? Nojento, tchã!

Deixe um comentário

